Meditando contra os vícios


O médico americano Judson Brewer nunca teve vícios maléficos. Sua maior fixação talvez seja a meditação. Mas não dá para chamar isso de vício. Especialista na relação entre a prática inspirada nas religiões orientais e a neurociência, Brewer se tornou referência mundial por conta de dois aplicativos. Um deles, chamado Craving to Quit, guia fumantes pelo duro processo de parar de fumar. O outro, Eat Right Now, lida com distúrbios alimentares. Ambos estão disponíveis em lojas de apps e têm versões pagas e gratuitas.


A base de ambos é a experiência do médico com viciados em drogas. Brewer foi o líder de um laboratório especializado no assunto na Universidade de Yale. Ele percebeu que poderia usar técnicas de meditação para auxiliar os pacientes a lidar com a fissura pela droga. Baseado em seus próprios estudos e numa literatura cada vez maior a respeito do efeitos das técnicas de meditação no cérebro, Brewer desenvolveu um protocolo simples, que dura alguns meses.


Um dos pilares dessa técnica é o que o médico chama de RAIN. A sigla se refere aos passos para lidar com a fissura. O primeiro é reconhecer que a fixação pela droga, o cigarro ou a comida. O segundo é aceitar que está se sentindo daquela maneira sem julgar ou se sentir culpado. Depois, deve-se investigar que efeitos aquilo está provocando no corpo (aceleração da respiração, contração muscular, etc.). Por último, notar como está sentindo, momento a momento.


Segundo os estudos de Brewer, reconhecer a fissura e investigá-la, em vez de ceder à tentação, ajuda a combater o vício de maneira eficiente. "Descobrimos que quanto mais eles [os pacientes] usavam as práticas de notar [o que se está sentindo] do programa, maior a probabilidade de pararem [com o vício]", disse o médico ao site Mindful. Os programas também incluem, claro, sessões diárias de meditação.


O sucesso prático de Judson Brewer tornou-o uma referência mundial. Com frequência ele é entrevistado em programas de TV, rádio e revistas especializadas. Em 2012, participou do TEDMED e explicou suas técnicas. Assista abaixo:


https://www.ted.com/talks/judson_brewer_a_simple_way_to_break_a_bad_habit?language=pt


Brewer também deu uma aula no Mindfulness summit, na qual detalha seu trabalho e os protocolos usados nas pesquisas. Clique no link abaixo para assistir:


https://themindfulnesssummit.com/sessions/mindfulness-for-addiction-judson-brewer/


O PANDA

CRIATIVO

  • Facebook
  • Instagram

WE DELIVER 

WE SOCIALIZE

WE ANSWER

Entre em contato

com o Panda