O Brasil vive um novo boom de jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro estão voltando a ocupar um lugar na mesa dos brasileiros. Conheça mais desse hobby que já foi febre nos anos 80 e 90

Quem cresceu nos anos 80 ou 90 teve pelo menos uma noite de jogos de tabuleiro. Naquela época, os “boardgames” eram uma das formas de famílias e amigos se divertirem juntos. Se você viveu neste período, parabéns, você fez parte do” boom” dos jogos de tabuleiro no país.


Agora, o que muitas pessoas não sabem é que uma nova onda de jogos analógicos está ganhando cada vez mais força, no mundo e no Brasil. Mas é preciso esclarecer uma coisa: não estamos falando dos clássicos como War, Jogo da Vida ou Banco Imobiliário. Os jogos modernos possuem regras mais dinâmicas, diversos temas e estratégias.


Catan, um dos responsáveis pela expansão dos jogos de tabuleiros modernos.


Um fator decisivo para esses jogos analógicos voltarem a ganhar mais espaço é o meio digital. Além de facilitar a comunicação entre quem mantém esse hobby, a internet introduziu os financiamentos coletivos. Através deles, indivíduos ou pequenas empresas podem viabilizar projetos e tirar as ideias do papel. E o Brasil, um país de idealizadores e criativos que não desistem nunca, tem aproveitado muito essa oportunidade.



Em 2012 existiam três produtoras no país, atualmente, elas somam mais de trinta, que criam ou importam jogos através de financiamento coletivo ou investimento próprio. A Galápagos é um exemplo de como a indústria tem crescido. Fundada em 2009, ela teve um salto no faturamento que passou de R$2 milhões (2013) para R$15 milhões (2015).


Apesar de ainda estar engatinhando, o Brasil está ganhando cada vez mais espaço no mundo. Em um ranking criado pela BoardGameGeek, o maior portal de jogos de tabuleiro do planeta, o Brasil ocupa o 9º em número de participantes.


E não são apenas os entusiastas de boardgames que têm se beneficiado desse crescimento. Muitos educadores estão usando jogos para ensinar física, economia, lógica e até sustentabilidade.


Recicle: Tempos de Crise é um jogo 100% brasileiro e mostra a importância da reciclagem


E, assim como os jogos têm ganhado cada vez mais espaço, conteúdos sobre o assunto também estão ganhando força. No Brasil, existem diversos canais no Youtube com reviews, explicações e demonstrações de jogos. Aqui vai um deles:


Jogando Offline


Pena e Sergião fazem a review de diversos jogos de tabuleiro. A terceira temporada do canal foi feita com ajuda de um super financiamento coletivo.






O PANDA

CRIATIVO

  • Facebook
  • Instagram

WE DELIVER 

WE SOCIALIZE

WE ANSWER

Entre em contato

com o Panda