O PANDA

CRIATIVO

WE DELIVER 

WE SOCIALIZE

WE ANSWER

Entre em contato

com o Panda

  • Facebook
  • Instagram

Palco para aprendizados, workshops do Festival Path vão de lambe-lambes a wearables

Por Brunella Nunes


Workshop de lambe-lambe com Luís Bueno

Pensando em promover não apenas debates, mas também expandir as teorias para a prática, os workshops do Festival Path 2019 vêm para somar na nas mais de 300 horas da extensa programação. Com co-curadoria do IED — Istituto Europeu de Design — os cursos intensivos permeiam os temas ao redor da moda, artes, fotografia e curadoria, sempre com um olhar do pensamento do design.


Ano após ano o Festival Path cria oportunidades para o público debater uma porção de assuntos intrigantes, refletir sobre o mundo contemporâneo e apontar para as inovações que invadem o mercado. Além disso, oferece shows, feiras diversas, exibição de filmes e workshops para tornar a experiência de dois dias o mais completa possível.


O conjunto de oficinas surge para aprofundar conhecimentos e lapidar talentos a partir do olhar de profissionais experientes, que imersos no ambiente criativo e diverso do Festival, podem ter um campo de trocas muito enriquecedoras. Para elaborar os workshops desta edição, a faculdade 100% dedicada a design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas separou uma série de temáticas que dialogam com a atualidade.


Workshop de Wearable

Entre os destaques está “Meu primeiro Wearable”, no qual Célia Fernandes, mestre em Design, Moda e Tecnologia, cria um laboratório de FashionTech a partir da abordagem prática. A oficina faz uso de microcontroladores, sensores e atuadores com programação para que designers incluam a tecnologia em suas roupas e acessórios, ou desenvolvam novos produtos.


Já a artista têxtil, Alessandra Ward explora a técnica de frottage e sobreposição de carimbos em “Design de Superfícies — Estamparia”. Os experimentos práticos propostos estimulam o desenvolvimento de uma linguagem visual e a capacidade de expressar ideias. Seguindo a mesma linha, a coordenadora de projetos do CRIED — Centro de Inovação do Instituto Europeu de Design (IED), a arquiteta Gabriela Carneiro faz uso do lúdico para ensinar a desenvolver conceitos e projetar objetos interativos em “Design de Interação na prática”.


Mas não pense que os workshops do Festival Path se limitam apenas aos que estudam design, por exemplo. A gama de cursos se expande para universos bem democráticos e podem se aplicar no cotidiano de cada um de nós. Quer um exemplo? Em “Mobgrafia: fotografia de celular além do Instagram”, Alex Gimenes e Renan Nakano ensinam a utilizar os recursos e técnicas da mobgrafia para diferentes usos, na qual o participante é convidado a explorar o smartphone para cliques muito mais do que “instagramáveis”.


Workshop de Storytelling &Ancestralidade

Com a produção de conteúdo online numa onda crescente, é bom começar a pensar em não apenas em formatos, mas em engajamento real com o público. Na oficina “Storytelling & Ancestralidade — a arte de contar histórias para se conectar na era digital”, Fernanda Dibo, consultora de marketing do IED, mostra que a arte de contar histórias vai muito além do DNA do brasileiro. Tópicos como a jornada do herói, construção de personagem, narrativas visuais, topografia de interesse, estrutura narrativa e branded content serão abordados de forma prática por meio de diferentes dinâmicas e atividades.


Inserido num meio urbano e artístico como São Paulo, o Festival Path e o IED também trazem a oficina “Lambe-lambe: manifesto urbano”, que introduz os participantes à técnica de colagem de papel sobre paredes e demais superfícies que compõem o cenário paulistano, cheios de mensagens politizadas, inspiradoras ou divertidas. Quem vai dar essa aula é Luis Bueno, artista urbano, designer e professor nas áreas de linguagem visual e computação gráfica no IED. É claro que haverá experimentação na criação de um mural coletivo, então prepare-se para deixar a sua marca!


Workshop de HQ com encadernação

A pop art também dá as caras em “HQ com Encadernação”, que permite aos participantes a criação e encadernação de uma história em quadrinhos autoral, passando pelas técnicas de narrativa até a costura do projeto físico. O professor é Vitor Inoue, autor de dois quadrinhos independentes, “Pequena Lembrança” e “Guarda”.



Workshop de Visual Thinking

Visual thinking, desenho narrativo com modelo vivo, vídeo-colagem para vídeo mapping, curadoria em design de conteúdos e experiências, e oficina de criação em massa clay, que é basicamente o efeito 3D feito à mão, são os demais temas dos workshops do Festival Path, que vão turbinar o seu cérebro! Garanta a sua vaga antes que as turmas se esgotem!

Lembre-se de que você também pode comprar um ingresso para ter acesso às mais de 100 palestras e mesas de debate do Festival Path 2019, que acontece nos dias 1 e 2 de junho na Av. Paulista, uma das veias mais pulsantes de São Paulo.


Serviço:

Festival Path 2019

Dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, das 9h às 20h

Programação e Informações: festivalpath.com.br

Ingressos: R$ 169 (para cada workshop)